Muito se fala sobre a expansão das franquias para o comércio eletrônico, mas e o caminho inverso? Empresas que nasceram no digital estão descobrindo no varejo físico e no franchising uma oportunidade estratégica de crescimento.
Um exemplo recente é o Enjoei, e-commerce especializado em peças de segunda mão, que, após inaugurar três lojas físicas em São Paulo, anunciou um plano de expansão por meio de franquias. A ideia é abrir 300 unidades ao longo dos próximos três anos.
Esse movimento não só reforça o potencial do varejo físico em complementar o digital, mas também apresenta uma oportunidade estratégica de crescimento por meio de franquias.
A combinação do alcance digital com uma operação física bem estruturada pode gerar um diferencial competitivo. A exposição dos produtos no mundo físico aproxima a marca de consumidores que não são tão presentes no ambiente digital, ampliando ainda mais o alcance do negócio.
No entanto, a decisão de transitar do e-commerce para o varejo físico exige um planejamento cuidadoso, especialmente quando o modelo escolhido é o de franchising. Estar bem assessorado em cada etapa, desde a formatação do modelo de franquia até a gestão de riscos do novo formato de negócios, é o que diferencia uma expansão bem-sucedida de um processo repleto de desafios.
#Franquias #Franchising #ComércioDigital #Varejo