Por Heloisa Ribeiro
Advogada Especialista em Consultoria Empresarial | Franchising | Contratos | Startups | Locações | LGPD
Outro dia, ouvi de um motorista de aplicativo que o advogado, assim como o médico, é importante porque fica com a vida das pessoas nas mãos.
Pouco depois, ouvi a história de alguém que procurou um renomado escritório de advocacia e saiu de lá acreditando que sua causa estava ganha, com base no que foi dito pelo advogado no ato da contratação dos serviços.
No entanto, o desfecho foi outro: perdeu a ação e se sentiu enganado.
Isso me levou a uma reflexão: Como honramos a responsabilidade que nos é confiada?
Muitas vezes, a tentação de dizer ao cliente o que ele quer ouvir é grande, especialmente no momento da contratação e de análise do caso, mas prometer certezas em um terreno tão incerto como o Direito não é apenas imprudente, como também desrespeitoso.
A verdade, mesmo que não seja o que o cliente espera, é a maior demonstração de respeito que podemos oferecer.
Ao sermos transparentes sobre os riscos e as possibilidades reais de um caso, evitamos ilusões e criamos um espaço para uma relação de confiança genuína. Quando isso acontece, o resultado pode até não ser o esperado, mas a sensação de ter feito uma boa escolha e de poder confiar naquele profissional se mantém.
No fim das contas, o compromisso de um advogado não é alimentar esperanças irreais, mas conduzir com ética e sinceridade aqueles que confiam a nós suas maiores preocupações.